segunda-feira, 30 de junho de 2008

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Poema - Criança Abandonada

Poema enviado pela colega de curso Michele Mataratzzo

Na calçada de uma lanchonete,
encontrei uma criança sentada.
Perguntei-lhe o seu nome,
e ela não me disse nada.
Não querendo pertuba-lá,

segui então meu caminho.
Uns gritos bem perto soaram,
dizendo:Ei moça espere um poquinho!
Voltei de encontro a criança,
e reparei que estava abatida.

Após me olhar ela disse:Moça,
eu não sou bandida.
Se queres saber meu nome,
tudo bem, eu vou te falar.

Meu nome é Ana Paula,
e durmo na porta do Bar.
Quando papai morreu,
logo mamãe se casou.
Por causa do meu padrasto
De casa me expulsou.

Moça eu não entendo,
porque a mãe praticou esse ato.
No minimo ela pensou,
que eu tivesse caso com meu padrasto.

Abracei fortemente a criançae convidei-a para almoçar.
Falei sobre minha infânciae vi seus olhos brilhar.
Um sorriso ela me deudizendo que ficou encantada.
Pois em anos era a primeira vez,
que não se sentia abandonada.



Núbishttp://criancagenial.blogspot.com/2008/03/poema-criana-abandonada.html

Fonte da imagem: http://www.guiame.com.br/images/materias/2590.jpg

quarta-feira, 25 de junho de 2008

SER CRIANÇA!

Então serei uma eterna criança...
Não pretendo deixar de sorrir,
não pretendo deixar de lembrar,
mesmo que responsabilidades apareçam
e que eu deixe de brincar.
Serei eterna criança.
Criança feliz, e que gosta de chorar.
Chorar na horas impróprias,
sorrir de todo mundo.
Chorar por estar feliz,
e por não ter motivos.
Serei eterna criança.
Aquela que se olha,e logo se vê.
Aquela que enxerga na verdade,
o que existe dentro de você.
Serei eterna criança.
Nem que isso machuque, este meu ser.
Serei sincera, impetuosa.
Serei do jeito que eu tiver de ser.
Serei enterna criança.
Que busca por sonhos e algodão doce.
Que busca a felicidadeem qualquer lugar "que fosse".
Serei eterna criança.
Que pula os problemas,e corre de pessoas.
Serei eterna criança.
Que mesmo com medo da vida,vive intesamente.
Criança pura,ingenua e alegre.
Simplesmente criança.
Sem saber o que realmente a fere.
Simplesmente criança.
Que chora sem saber o porquê.
Simplesmente criança.
Serei eterna criança.
Por que assim, será bem mais fácil,de "se" viver.

PREVENÇÃO DA VDCA

De coração a coração nossa corrente se fortalece!

Doe seu coração para o enfrentamento da Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente!
Necessitamos do amor humano para que o cuidado à infância e à adolescência aconteça sem uso de qualquer modalidade de violência. A própria palmada pode ser substituída por um gesto de carinho. Qualquer um consegue... basta tentar!
De coração aberto peço sua contribuição: doe seu coração para o bem... nossas crianças e adolescentes agradecem!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

NOSSA CORRENTE DO BEM FICA MAIS FORTE COM VOCÊ!

SEJAM BEM-VINDOS...

HÁ SEMPRE ESPAÇO PARA MAIS UM

NÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Mensagem enviada pela colega de curso EVANI

“Nós vos pedimos com insistência:
Não digam nunca: isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia,
Numa época em que reina a confusão,
Em que corre sangue,
Em que o arbítrio tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza;
Não digam nunca: isso é natural!
Para que nada passe a ser imutável!”
Bertold Brecht

Fonte da imagem: Silvia, Lygia Maria Pereira. Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente. Recife: EDUPE, 2002.

UM EXEMPLO DE VIDA E DE AMOR!

ABAIXO UM COMENTÁRIO ENVIADO A MIM PELA COLEGA DE CURSO EXPEDITA FÁTIMA.


"Adorei o Poema da Geni,ela é muito talentosa.Eu até copiei e imprimi para dar de presente a Senhora que é Zeladora do Préido em que moro e me concedu a entrevista para o exercício do curso. Vou dar-lhe em agradecimento pelo ato e também por ter criado todos os seus filhos sem bater. Penso que seja uma incentivo para que continue assim. E quem sabe ela não topa fazer parte da corrente. Se ela passar adiante o poema já está contibuindo, não é mesmo!!Acho que peguei o espírito da corrente.BeijinhoExpedita Fátima".



TAL COMO O RELATO DA ZELADORA ACIMA, SEM VDCA NOSSAS CRIANÇAS FICARÃO ASSIM:



FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fonte da imagem: http://www.bezerramenezes.org.br/imagens/crianca_alegre.gif

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Maus-tratos causaram morte de menino em SP, diz IML

Fonte da imagem: http://troll-urbano.weblog.com.pt/arquivo/picasso%20violecia.gif

O diretor do Instituto Médico-Legal (IML), José Eduardo Velludo, de Ribeirão Preto, no interior paulista, apresentou um laudo informando que o menino Pedro Henrique Marques Rodrigues, de 5 anos, que morreu na noite de quinta-feira da semana passada, foi vítima de violência infantil. A delegada do Setor de Homicídios, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Maria Beatriz Moura Campos, disse hoje, então, em entrevista coletiva, que o inquérito passou a ser tratado como caso de homicídio. A mãe do garoto, Kátia Marques, e o padrasto, Juliano Gunello, afirmam que a criança ingeriu Semorin, um produto de limpeza de roupas.A delegada havia pedido a prisão temporária do casal, que foi indeferido hoje pela juíza da 2ª Vara de Execuções Criminais da cidade, Isabel Cristina Alonso Bezerra dos Santos. O pedido da delegada foi feito após constatar que o frasco de Semorin estava quase todo cheio e em razão de a vítima apresentar hematomas pelo corpo, inclusive fratura no pulso direito. Em depoimento, a mãe e o padrasto negaram qualquer violência doméstica.O diretor do IML afirmou que o corpo do menino apresentou "embolia gordurosa pulmonar". Segundo ele, esse tipo de embolia gordurosa não é freqüente, mas com Pedro Henrique deve ter sido aguda e rápida. A embolia pode ter sido provocada por um gesto violento ou um chacoalhão mais brusco, no dia da morte. "Ninguém pode dizer que essa criança se machucou porque caiu", afirmou Velludo. "Pelo menos nos últimos dias ele sofreu alguma forma de lesão", disse.Velludo descartou descalcificação dos ossos, como teriam alegado a mãe e o padrasto à delegada. "A fratura foi aguda, talvez no começo da manhã", disse ele, baseando-se no laudo assinado por Roberto Silva Costa, do Hospital das Clínicas (HC). O corpo da criança foi exumado na sexta-feira, horas após o sepultamento, concedido pela Justiça de Araraquara - onde mora o pai biológico da vítima, o policial militar Odair Donizete Rodrigues.
Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PREVENÇÃO DA VDCA: UMA AÇÃO PREMENTE!


Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente: UMA TRISTE REALIDADE!


“Violência doméstica lidera ranking de agressões contra crianças e adolescentes”. Os pais são os principais agressores contra crianças e adolescentes. A constatação pode ser vista na página da internet que mantém atualizadas as denúncias dos Conselhos Tutelares de todo o país, enviadas ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia). São 186.415 registros, de 1999 até hoje.

Também constata-se que os números de agressões contra crianças e adolescentes são altos pelo Disque 100, sistema que permite que qualquer um faça denúncias, inclusive anônimas. Em números absolutos, os casos de agressão por negligência ou agressão física e psicológica são 54.889 dos 111.807 registros. Isso representa 67,40% do total. Entre os registros, 242 são denúncias de violência com morte da criança ou do adolescente.

Diante do índice, especialistas em questões da infância, consideram que episódios como o da menina Isabella Nardoni, que morreu aos 5 anos, causando comoção por ter causas ainda desconhecidas, são mostras de um país ainda tolerante com a agressão contra crianças e adolescentes.

Para o integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Ariel de Castro Alves, os dados revelam que a violência contra a infância é generalizada no Brasil e que há muita tolerância para com ela – o que faz com que as pessoas se sintam menos à vontade para denunciar.

“Devemos tratar do caso da menina Isabella e, a partir dele, refletir com toda a sociedade brasileira. Os números mostram que a violência contra a infância e a juventude é generalizada e, muitas vezes, a violência ocorre exatamente nos locais em que elas deveriam receber proteção, que são os lares, escolas e creches”, disse.

A coordenadora do Programa de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos, Leila Paiva, concorda com o conselheiro do Conanda. Para ela, o que contribui para a manutenção deste quadro é a falta de iniciativa de quem observa a violência, mas não denuncia.

“Existe um pensamento no imaginário popular de que não devemos interceder em problemas que ocorrem no âmbito familiar, o que é um equívoco. Mas, ao mesmo tempo, eu penso que o aumento dos registros no Disque 100 é pelo fato dele garantir o anonimato e a distância das pessoas”, analisou a coordenadora.

Ariel Alves, do Conanda, retoma a questão do papel da sociedade: “Não é só a família a responsável por garantir os direitos da infância e juventude, o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que é um dever de todos: da família, do Estado e de toda a sociedade brasileira.”

A média de utilização do Disque 100, desde que foi implantado em 2003 até hoje, é crescente. Começou com 12 relatos por dia, passou para 38 em 2006 e chegou a 69 em 2007. Até março deste ano, foram contabilizados em torno de 93 casos diariamente.

Os dois especialistas atribuem o crescimento do número de denúncias à sensibilização de todos da importância em não se calar diante dos casos de agressão a crianças e a adolescentes. Para ambos, não se trata de aumento dos casos de agressão.

Alves citou estudo da Universidade de São Paulo sobre o tema: “Uma pesquisa do Laboratório de Estudos da Criança da USP, feito entre 1996 e 2007, diagnosticou a existência de 159.754 casos de violência doméstica. E também concluiu que aproximadamente 10% dos casos de abusos e violência contra crianças e adolescentes são denunciados.”
Fonte: Agencia Brasil

sábado, 14 de junho de 2008

NÃO BATA! AME!

Fonte da imagem: http://www.oitbrasil.org.br/_proc/downloadimage.php?fileId=197

Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente (VDCA)

Fonte da imagem: http://www.umpi.com.br/imgs/top5/proibido/bio.jpg

Suspeito de espancar filho de 7 meses é preso em Pernambuco

Segundo a polícia, agressor teria se irritado com o choro da criança. Bebê está internado no Hospital da Restauração, no Recife, e não tem previsão de alta.
Agentes da delegacia de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, prenderam nesta sexta-feira (13) um homem suspeito de espancar o próprio filho, um bebê de sete meses. Segundo a polícia, agressor teria se irritado com o choro da criança. Segundo a polícia, o bebe foi espancado na quinta-feira (12) e encaminhado ao Hospital João Murilo por uma tia. Depois, o bebê foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, após ter sofrido um desmaio. A criança realizou exames de tomografia e raio-X para avaliar as conseqüências da agressão. De acordo com a assessoria do hospital, os exames não detectaram problemas graves. O estado de saúde do bebê é estável, mas não há previsão de alta.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR

Fonte da imagem: http://extra.globo.com/fotos/2007/08/27/27_MHG_EXTRA_ABUSO.jpg

VDCA, POR QUÊ?

OS POR QUÊS - Geni Souza
Por que me espancar?
Seria mais fácil me acariciar
Por que me ignorar?
Seria melhor comigo dialogar
Por que não me abraçar?
Ao invés de tentar me acertar
Por que me castigar?
Se podemos juntos sair para passear

Por que gritar tanto?
Se o que eu quero
É apenas um pouco do seu encanto
Por que me ameaçar?
Fazendo-me calar
Seria tão melhor
Simplesmente me amar

Por que me fazer sentir dor
Algo que me causa tanto horror
Levantar a mão para mim
Me causa uma tristeza sem fim
A dor me faz sofrer
Deixa-me com medo de morrer
Apenas quero crescer
Juntos poderemos vencer
Acreditar me dá confiança
Eu ainda sou tão criança
Raramente tenho lembrança
Apenas resta-me muita esperança

Geni Souza
LACRI-IPUSP
Tutora do Curso VDCA? Boa Pergunta!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

Fonte da imagem: http://www.geocities.com/spitaletti/maos.jpg

Prezados PAIS!
Se vocês podem CUIDAR com AMOR,
Por que CUIDAR com DOR?
NÃO à Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente!
Vocês PODEM!

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ON-LINE

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ON-LINE
Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (VDCA)? Boa Pergunta!
Nome : Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (VDCA)? Boa Pergunta!
Coordenação Geral : Profa. Dra. Maria Amélia Azevedo.
Objetivo Promover conscientização sobre o que é Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, suas diferentes modalidades, seu perfil, sinais indicativos de sua presença, mitos e verdades a seu respeito, suas conseqüências, como prevenir a ocorrência deste fenômeno e de que forma o estudante deste curso poderá trabalhar em termos preventivos.
Público-Alvo O curso destina-se a profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Direito, Pedagogia, Enfermagem, Medicina, História, Filosofia, Educação Física, Ciências Sociais, etc. e a alunos de graduação de penúltimo e último ano em 2008 também das áreas acima referidas .
Carga Horária e Estrutura do CursoA carga horária do curso é de 180 (cento e oitenta) horas.
O curso é estruturado em três módulos de 60h cada de acordo com o Esquema Básico apresentado abaixo.




A aprovação nos módulos do curso dá o acesso à emissão de certificados de atualização. A aprovação no Provão final do curso dá acesso ao certificado do Curso de Aperfeiçoamento.
Cronograma de Eventos
* As datas poderão ser remanejadas a critério da Coordenação do curso em virtude de provas, exames ou adequação da carga horária.
Documentos NecessáriosNo ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição, aceitar os termos do edital e enviar cópia digital dos documentos abaixo, na forma de anexo:
Certificado ou diploma de conclusão de Curso Superior e/ou atestado de que está freqüentando o Curso de Graduação (penúltimo e/ou último ano) , alunos de último ano (não precisa autenticar);
RG e CPF (não precisa autenticar);
foto 3x4.
Observações
Caso haja necessidade, informações adicionais poderão ser obtidas:
no site http://www.unicsulvirtual.com.br/;
PELO FONE: 0xx11 3385-3039 PELO E-MAIL: mailto:nead@unicsul.br

terça-feira, 10 de junho de 2008

PROCURAM-SE!

Fonte da imagem: http://www.brasilcontraapedofilia.org/wp-content/uploads/2008/04/brasil-contra-a-pedofilia-violencia-contra-a-crianca.jpg


OS RESPONSÁVEIS POR ESSA VIOLÊNCIA. PORÉM, NÃO APENAS AQUELE(A) QUE
ERGUEU A MÃO CONTRA A CRIANÇA, MAS AQUELES QUE, MORANDO PRÓXIMO,
OUVIRAM SEU CHORO POR DIAS E NOITES A FIO E PREFERIRAM ACREDITAR QUE
NADA DE ESTRANHO ESTAVA ACONTECENDO: PREFERIRAM, EDUCADAMENTE, NÃO
INTERFERIR NA “VIDA ALHEIA”.
PROCURAM-SE OS PROFISSIONAIS QUE, EM ALGUM MOMENTO DE SUAS ROTINAS
ATRIBULADAS, ATENDERAM A CRIANÇA, CONVIVERAM COM ELA, NOTARAM SEUS
HEMATOMAS, VIRAM A TRISTEZA E O MEDO EM SEU OLHAR E, APESAR DISSO,
PREFERIRAM ACREDITAR NA HISTÓRIA QUE LHES CONTARAM DO QUE NA
REALIDADE CRUA QUE TINHAM À FRENTE (TALVEZ POR MEDO, POR COMODISMO,
POR ACHAR QUE UM DIA ALGUÉM FARIA ALGUMA COISA PARA AJUDAR...). E ASSIM,
IGNORANDO OS LAMENTOS, O PRANTO, VIRANDO OS ROSTOS PARA NÃO ENCARAR
O ÓBVIO, PERMITIRAM QUE AS AGRESSÕES CONTINUASSEM, QUE A INFÂNCIA SE
TORNASSE UM PESADELO E QUE A CRIANÇA CONHECESSE A RAIVA E O ÓDIO.
ESTEJAM EM ALERTA! ELES PODEM ESTAR EM QUALQUER LUGAR! E LEMBREM-SE:
“O MUNDO É PERIGOSO NÃO POR CAUSA DAQUELES QUE FAZEM O MAL, MAS POR
CAUSA DAQUELES QUE VÊEM O MAL E DEIXAM QUE ELE SEJA FEITO.”
ALBERT EINSTEN
Fonte: Extraído de Azevedo & Nogueira(2008)
CONTRIBUIÇÃO DE EQUIPES/TELELACRI/USP/2006

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Filha-neta de austríaco mantida em porão por 19 anos sai do coma

Fonte da imagem: http://brasilcontraapedofilia.0freehosting.com/wp-content/uploads/2007/11/brasil-contra-a-pedofilia56yu879.jpg


"Kerstin, a mais velha dos filhos-netos nascidos dos abusos de Josef Fritzl, despertou.A internação da jovem, de 19 anos, fez vir à tona o caso de seqüestro e abuso.
Kerstin, a mais velha dos filhos-netos nascidos dos abusos de Josef Fritzl contra sua própria filha, Elisabeth, despertou do coma, informou nesta segunda-feira (9) a "ORF", a rádio pública austríaca.

A internação da jovem, de 19 anos, em um hospital da localidade de Amstetten por uma estranha e grave doença fez vir à tona o mais grave caso de seqüestro e abusos sexuais da Áustria.

Até ser levada ao hospital, Kerstin nunca havia saído do porão no qual era mantida desde seu nascimento, o mesmo no qual sua mãe passou os últimos 24 anos trancafiada.

Segundo a rádio, a jovem já estaria na clínica psiquiátrica de Amstetten, onde especialistas atendem aos cinco irmãos de Kerstin, além de Elisabeth e a mãe desta, Rosemarie.
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da jovem, que estava em coma induzido para ter seus sinais vitais estabilizados.
O pai e seqüestrador Josef Fritzl, detido em um centro penitenciário de Sankt Polten, capital do estado da Baixa Áustria, teve sua prisão preventiva estendida na última sexta-feira".

Prevenir e Evitar a Violência Domestica contra a Criança e o Adolescente

Fonte da imagem: http://www.sonhofeliz.com/familia.JPG

A família é o ambiente ideal e fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. É a partir do convívio com os pais, irmãos e demais parentes que se aprende e se desenvolve boa parte das capacidades essenciais para a vida adulta.
Entretanto, nesse mesmo contexto, acontecem as mais variadas formas de violência contra crianças e adolescentes. São casos de violência física, sexual, psicológica e de negligência (abandonos e omissão em relação às necessidades físicas e emocionais) cometidas por pais, padrastos, tios, avós, irmãos e amigos próximos. Alguns desses casos são tão violentos que chegam a levar a criança à morte.
O UNICEF ajuda as famílias a proteger melhor seus filhos, promovendo um processo de educação sem qualquer tipo de violência, e a reverter dinâmicas violentas em casa. Uma das estratégias é capacitar profissionais de educação, saúde e assistência social para identificar e lidar com a violência contra a criança no lar. Eles oferecem apoio psicológico às vítimas de agressões e buscam, também, reintegrar à família crianças e adolescentes em situação de rua, superando conflitos e violações anteriores.
O UNICEF também apóia a melhor articulação de redes de atendimento local, aprimorando seus fluxos de notificação, atendimento especializado à criança vítima e responsabilização dos familiares, para evitar nova vitimização da criança e garantir a sua inclusão em políticas de promoção do seu desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, trabalha para a conscientizar os agressores de que o diálogo e o carinho são a melhor forma de educar a criança.

FAMÍLIA NA MODERNIDADE

Fonte da imagem: http://www.patriciagalvao.org.br/
novo2/cartaz_monstro.jpg

A idéia de que a família é o melhor lugar para se transmitir valores essenciais aos filhos para que se formem cidadãos íntegros e saudáveis ainda rege a ecologia social. Tal pressuposição pode se confirmar através das políticas públicas que sustentam que a criança precisa ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado. Realmente a influência familiar na formação global de uma pessoa é bastante forte. Entretanto, em alguns casos essa influência pode não ser benéfica, ou mesmo ser bastante prejudicial. Esse fato foi confirmado quando perceberam que o lugar que a priori deveria ser de proteção, por algumas vezes era configurado como o local de maior hostilidade, ou mesmo violência contra a criança ou adolescente. Então, diante desse panorama, acredita-se que seja necessária uma intervenção protetora dessa pessoa, que pode estar sofrendo maus tratos em sua própria casa. Assim, um dilema é apresentado para os especialistas em violência doméstica, como a psicóloga Hebe Signorini Gonçalves, Coordenadora do Núcleo de Atenção a Crianças Vítimas de Violência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - "qual o limite entre a proteção aos direitos da criança e o respeito à convivência familiar? Que nível de violência intrafamiliar justifica a intervenção? Em que circunstâncias afastar uma criança dos seus pais biológicos pode representar um benefício?" Apesar do dilema, Signorini Gonçalves aponta, em seu texto ''Infância e Violência Doméstica: Um Tema da Modernidade'', que profissionais de saúde e educação em todo o mundo, obviamente incluindo o Brasil, são hoje legalmente obrigados a informar ao setor público a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de violência contra a criança. Esta psicóloga acrescenta que a rede de agências sociais passa a desenvolver não apenas programas de assistência à criança e à família, como também programas destinados a identificar e coibir a violência de pais contra filhos que em casos extremos podem invocar a intervenção jurídica destinada a promover o afastamento temporário ou definitivo de uma criança vivendo em lares abusivos. Cabe à sociedade fazer a sua parte, estando atenta às possíveis situações de abuso sexual ou qualquer outro tipo de violência contra crianças e adolescentes e fazer a denúncia aos órgãos cabíveis.

Escrito por ragazzi

domingo, 8 de junho de 2008

DÓI MAIS QUE TAPA!


Prezados,

Abaixo o registro prodigioso da colega de curso VDCA? BOA PERGUNTA!, Mônica Peterossi, sobre a violência doméstica de natureza psicológica.
"Muitos se escandalizam diante das estatísticas de violência doméstica, sem se dar conta de que a agressão verbal é outra forma de ataque".
Leonardo Demontier
Como você é lerdo!
Bem feito!
Espera só seu pai chegar!
Mamãe volta rapidinho!
A vacina não vai doer nada!
Se não se agasalhar, vai tomar injeção!
Não vá lá, tem bicho-papão!
Você não faz nada direito!
Não fez mais do que a obrigação!
Pára de chorar, menino!
Depois eu levo você!
Tão teimoso quanto o pai!
Seu pai não presta!
Ele nem veio te visitar!
De quem você gosta mais: do papai ou da mamãe?
Olha que o papai noel não traz presente!
Sua(seu) irmã(o)vai tão bem na escola e você não!
Não sei e não me amola!
Você é criança, não entende disso!
Infelizmente, esta é a forma menos divulgada de violência doméstica e de difícil caracterização, porque não deixa marcas visíveis de comprovação imediata, mas se torna o modo mais comum de dominação dos pais sobre seus filhos, porque esbarra na questão do processo de educação familiar, nas normas internas, no caráter disciplinado e do poder das leis e dos costumes herdados socialmente, que partem do pressuposto de que os pais são livres para educar seus filhos conforme suas crenças, valores e estilos de vida.A criança, POR SUA VEZ, ACREDITA QUE É MERECEDOR DESSA AGRESSÃO E SENTE- SE CULPADO PELOS SENTIMENTOS DE RAIVA AGRAVADOS PELO CONFLITO AMOR - ÓDIO que sente em relação aos pais, vistos como forma de proteção e autoridade e, ao mesmo tempo, de humilhação.ISTO É MUITO SÉRIO NA VIDA DE UMA CRIANÇA!!!!!!!!!!!
Mônica Peterossi.

POEMA ESPERANÇA

Apreciem esse poema de autoria de Geni Sousa e deixem suas considerações.

Esperança
C riança combina com lambança
R espeito e confiança
E spancar não faz sentido
S air correndo pra fugir do castigo
C rescer é o meu único objetivo
E studar, entender!
R espeitar e aprender
S empre sonhei em ter
E sperar para crescer e
M eus pais compreender
P ancadaria não leva a lugar nenhum
A penas nos deixa triste e sem objetivo algum
L amentos, sussurros.
M uitas vezes por causa dos murros
A credito sinceramente com todo fervor
D eus existe em meu interior
A mar é possível mesmo com tanto rancor
Sonhar não é proibido
Não merecer nenhum castigo
Viver como o Everton, a Thaís.
A Victória, a Aline e o Raul.
Em uma cidade com o céu bem azul
Brincar, correr.
E aprender
Todos somos iguais
Queremos um pouco de atenção
Nada de erguer a mão
Só precisamos de compreensão
Em casa muito carinho
Termos o nosso cantinho
Dialogar, educar.
Respeitar e ensinar.
E o melhor de tudo é poder dizer
Pude crescer
Com respeito e orgulho
Sem nunca saber
O que foi o bater
Autoria: Geni Souza
LACRI-IPUSP
Tutora do Curso VDCA? Boa Pergunta!

Costa Rica aprova lei contra castigo físico e humilhante!

" A Costa Rica é o quarto país da América Latina a aprovar a lei contra castigo físico e humilhante. O projeto de lei que teve apoio da Save the Children Suécia, teve aprovação unânime na Assembléia Legislativa, no dia 21 de maio de 2008. Com a nova lei, o artigo 143 do Código de Família sofre modificação e estabelece que a autoridade parental confere os direitos de orientar, educar, cuidar, vigiar e disciplinar os filhos e filhas, mas proíbe todo tipo de castigo físico e qualquer outra forma de tratamento humilhante contra crianças e adolescentes. Com esta conquista, a Costa Rica é mais um país na América Latina que garante em sua legislação o direito à dignidade, integridade física e a não discriminação de crianças e adolescentes।”
Disponível em: http://www.promundo.org.br/35057

Concurso Não Bata, Eduque! Participe!

Fonte da foto: http://ptdmagazine.com/wp-content/uploads/2007/08/istock_000001818975small.png

A rede Não Bata, Eduque! lança o concurso Não Bata, Eduque! cujo objetivo visa mapear iniciativas, metodologias e pesquisas existentes no Brasil.
“Serão premiadas iniciativas que incentivem e/ou divulguem práticas de educação positivas, baseadas no diálogo e em métodos educacionais que não utilizam castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes”.
A iniciativa nos convida a conhecer a participação dos diversos segmentos sociais de nosso país na garantia e proteção do direito de crianças e adolescentes de viverem sem violência.
Para participar é só acessar os endereços abaixo e seguir as instruções.
http://www.naobataeduque.org.br/ ou www.promundo.org.br/35057

Divulgue o concurso e as propostas da rede Não Bata, Eduque! e ajude a promover uma reflexão sobre o uso dos castigos físicos e humilhantes e promover alternativas positivas de educação.

sábado, 7 de junho de 2008

Violência Física contra Crianças

Anúncio português premiado internacionalmente.

FONTE da Foto: http://news.bbc.co.uk/olmedia/380000/images/_382906_child_300.jpg

O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados,
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida,
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor,
Gostaria de ser menos feia.
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar,
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura,
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro,
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora,
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar,
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola,
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis palavras...
"Eu lamento muito!", eu gritoMas já é tarde demais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais,
"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!
"E finalmente ele pára, e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,Imóvel no chão.
O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai ‘matou-me”.
Esse anúcio retrata com exatidão a penosa situação de Violência Doméstica porque passam crianças e adolescentes cotidianamente em nosso país. Precisamos unir forças no sentido de modificar essa triste realidade e de construir uma cultura de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.
Todo ato de violência contra a criança e o adolescente começa com dor e sofrimento e não pode terminar no silêncio. É preciso DENUNCIAR... DENUNCIE!!!